Fiz um novo Sketchbook!

domingo, setembro 04, 2016


Olá (*^▽^)/Como vão? Eu fiquei duas semanas sem postar pois voltei às aulas e me perdi um pouco tendo na rotina de estudos. Terei um tempo apertado para estudar e fazer trabalhos antes do fim do semestre.
Na sexta-feira eu visitei a Bienal do Livro de São Paulo, mas não sei se posto sobre isso, já que fui cansada e levei minha sobrinha criança junto. Qualquer curiosidade olhem meu instagram que vou mostrar minhas poucas compras durante a semana.

Mas o post de hoje é mais para mostrar o processo para fazer meu novo sketchbook!
Algumas pessoas me pediram nos comentários para fazer um tutorial, mas acho que ainda preciso melhorar minhas habilidades, e de trocar a luminária que mal chegou aqui e já pifou Y-Y

Eu usei novamente este tutorial do Sea Lemon como base. Só que dessa vez resolvi encapar com tecido e misturando várias folhas que eu tinha em casa.
Comecei separando as folhas, de para aquarela à sulfite, e dobrei-as no meio para ficarem no tamanho A5.
Sabe aquele papel mais grosso cinza que fica no final dos blocos? Descobri que se chama Papel Paraná! Mas nesse aqui eu usei de blocos antigos! Que bom que nunca joguei fora o/
Cortei também para que ficasse 2 pedaços de tamanho A5 para usar como capa e contracapa.
Já o tecido, cortei após medir com o papel deixando cerca de 1,5cm de cada margem.
Encapando com tecido de bolinha <3 O branco é de sulfite que coloquei para reforçar.
Com um rolinho desses de pintar rodapé, passei cola no verso da capa e coloquei o tecido com bastante cuidado. Mas garanto que é mais fácil do que com papel haha.
Colei as sobras na parte interna, e usei o ferro de passar para ajudar a secar mais rápido.


Na parte interna da contracapa, coloquei uma fita de cetim para usar como marcador de páginas. Com um papel verde, colei por cima para ficar um melhor acabamento e bem mais colorido.

Capas prontinhas!
Em seguida, ajeitei as folhas para que elas ficassem alinhadas com as capas, e poder marcar os furos para costurar.
Com prendedores de papel para evitar que eu estragasse tudo, risquei três espaços na parte superior e inferior, aonde seriam os furos. Mas cometi um pequeno erro nessa parte T_T Nas capas fiz a mesma coisa, só que furei 1,5 cm da margem em que iria costurar.
Era para ter espaços de 2 em 2 centímetros, mas acabei marcando 1 e 3 centímetros no começo e não percebi.
A parte mais complicada com certeza é costurar. Não vou falar muito dessa parte pois ainda não aprendi tão bem e só consigo fazer vendo o vídeo.

Me furei bastante durante o processo.
Depois de costurado, TCHARAM! Um novíssimo sketchbook, como podem ver na foto inicial do post! Teve vários defeitos mas achei que valeu muito a pena por fazer algo com a minha cara e do jeito que eu gosto.
Parte interna e primeira página!
Fiz um desenho para que a primeira página ficasse bem bacana. Mais defeitinhos e acho que deveria ter escolhido as cores antes de pintar, mas olhando bem até que gostei do resultado.

Espero que com ele eu possa desenhar mais, e me organizar usando como agenda, afinal, menos algo para carregar comigo por aí, ou seja, tudo em um!

Também comentaram comigo sobre vender, mas acho que preciso melhorar e arranjar material para fica bem mais profissional antes disso.

Gostaram de ver eu me aventurando nos processos manuais?
Obrigada por lerem e até a próxima! ( ´ ▽ ` )ノ

Confira também

17 comentários

  1. BAAAAH, que legal! Achei que fosse mais difícil fazer esses produtinhos :O

    ResponderExcluir
  2. Ai a parte de costura é dificil mesmo, mas o resultado final ficou ótimo <3

    ResponderExcluir
  3. Hellen ficou lindo! Super caprichosa vc! Nunca tentei fazer esse tipo de caderno pq nunca tinha encontrado um tutorial decente pra aprender a costurar o caderno =/ vou ver esse que você indicou tbm. Mostra depois o que você ilustrar nele ^^ beijos beijos!

    www.metamorphya.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei! Dá um pouquinho de trabalho, mas o resultado fica bem legal :D

    ~September Rains

    ResponderExcluir
  5. Caramba, ficou muito bom. Tenho 0 coordenação motora para fazer coisas legais assim hahhaha, ainda mais que parece que dá um pouco de trabalho.
    O se desenho ficou bom também, parabéns.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gente, que ahazo~
    Eu prefiro comprar um caderno mesmo uihisuhfsdhifsd vi essas técnicas de costura de livro uma vez... FIQUEI LOK
    ME PERGUNTANDO QUE BRUXARIA ERA AQUELA
    Adorei seu sketchbook~ Continue melhorando pra abrir seu próprio negócio UIHUIFHDSUAHIF hoje em dia, a gente tenta ganhar grana de qualquer forma hahah
    Abraços~

    Nankin Dust | Fanpage do blog

    ResponderExcluir
  7. waaaaa que lindo !
    Amei o tutorial, amo fazer essas coisas e estava precisando de ideias para personalizar uma capa *-*
    parabéns pelo blogger <3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ameii <3 adora fazer isso **

    Ótimo dia
    Kissu
    www.watashinosekaibykrol.com

    ResponderExcluir
  9. Ficaram muito lindos! Você realmente tem um dom de desenho que eu como Designer sinto muita inveja! Queria muito poder saber ilustrar e aprecio muito quem saiba! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ameei Hellen!! Ficoou super charmoso! Logo logo tu está ótima para começar a vender seus sketchbook :D

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  11. Que lindeza. Acredita que fiquei tão inspirada com o seu tutorial que vou até fazer uma para mim também <3 Menina vc tem talento em. hehe, então flor gostaria de saber se está aceitando parceria com blogs, pois criei o meu a pouco tempo e queria uma ajudinha <3 caso a resposta for sim deixe uma mensagem no meu e-mail --- stefaneisabela@gmail.com - desde já agradeço <3

    ResponderExcluir
  12. Como você é prendada <3
    Confesso que, hoje em dia, me falta pique para fazer essas coisas tão lindas. Essa parte de costurar para IMPOSSÍVEL para mim. Vai exigir uma coordenação motora que não é uma das minhas características rs.
    Achei que o caderno ficou com uma cara meio vintage assim, aqueles cadernos que a gente comprava nos anos 90 para a escola :). Amei.
    Seu desenho também ficou um amor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ûooooooooooou!
    Muito lindo <3

    Se gostar, me siga ^^
    https://mundo-mikas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito fofo! Minha mãe faz muito artesanato e ela usa caixa de leite para deixar a capa mais durinha, sabe? Pegar a caixa, recortar para o tamanho e depois encapar com tecido!

    http://desneurando.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, aqui é o Kuroi, mensageiro do Onigiri quase Prédio.
    Vim avisar que tem presentinhos pra você no Onigiri!

    Beijos!
    Kuroi,
    http://onigiri-quase-predio.com

    ResponderExcluir